terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Véspera do meu niver e a incrível incapacidade de colocar a imagem do Museu de Arte Moderna

Dia 23 de setembro


Hoje acordo e Ivana lá está. E’ a moça que toma conta da pousada. Muito simpática, me abraça, beija e pergunta por Luisa, Mica e Bruno. Todos bem, respondo. Pergunta se estou gostando. Adorando. Ela fica feliz.


Programa de hoje. Comprar chapéu, Vila Giulia, museu de Arte Moderna, Vila Borghese. Agora já sei onde saltar. Tomo novamente o bonde 19 e lá vou. Salto na Vila Giulia e entro. O museu é pequeno e agradável. Poucas pessoas por lá. Que alívio... Deparo-me com um casal mais velho francês. Conversamos um pouco sobre a beleza das peças e logo nos separamos. Tirei algumas fotos, não sabia ser proibido. Mostrarei para vocês.


Abaixo uma visão da Vila Giulia















































“Villa Giulia é um palácio de Roma situado numa zona que era conhecida como Vigna Vecchia (Vinha Velha), e que confinava, em tempos, com a muralha da cidade. Ergue-se na encosta do Monte Parioli que desce até ao Tibre. A villa atual constitui apenas uma pequena parte de uma propriedade anterior que continha três vinhas.


Este palácio foi construído para o Papa Júlio III um afável humanista, um profundo conhecedor das artes, mas não um teólogo.


A Villa Giulia atualente hospeda, o Museo Nazionale Etrusco.”(Wikipédia) Adorei as jóias. Que singelo!... Como conseguiam fazer peças tão delicadas? De repeente lágrimas caiam dos meus olhos... Por que homens insistem em se matar, brigar e mostrar poder? A beleza é tão mais... A vida é tão mais nobre e ... Não cosnigo completar as frases. Talvez vocês possam me ajudar.






Saí de lá totalmente deslumbrada e comprei dois quadrinhos, cópias das pinturas e um pote. Saí merecedora sabendo que precisamos cultivar o Amor e a Paz. Embora os etruscos e romanos tenham sido bélicos, poderemos modificar algo ou????




Próxima parada. Museu de arte Moderna de Roma. Impossível tirar fotos. Teremos que apelar para wikipedia. O melhor recurso atualmente para aumentarmos nossos conhecimentos. Eles não ocupam espaço como dizia minha avó: Estude, estude sempre que isto isto não ocupa espaço. Já pensei em ter um tubo para transmitir para meus filhos minhas experiências. Legamos bens materiais e nossas experiências e principalmente tanto estudo, tantos cursos, tantas leituras? Para onde elas vão?


Depois rumo ao Museu da Vila Borghese. Saio tonta depois de ver tantas obras. Procuro outro caminho de volta e aproveito para passear em Roma. Ando pelas ruas, mais gelatos e mais andar.


Na volta procuro pela moça dos chapéus. Está fechado. Continuo meu caminho e me lembrar. Nossa, amanhã completo 64 anos. E estou em Roma. O que me darei de presente? Ou melhor o que estou me presenteando? voc6es se lembram que presente vem do presente? Tornar-se presente?