quinta-feira, 4 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Penso eu que todos os dias são das mulheres. Não existe o dia do Homem... Espera-se que eles saibam sempre onde está a sua sexualidade. E nós? Abrimos caminho para nossas filhas. Ousamos um pouco  mais. Mas, continuamos sendo Mulheres. Bravas. Com garra. Apenas, Mulheres.


Em 1923 Marie Laurencin ( 1883-1956) pintou em óleo o "Portrait de Madame Chanel" . Vocês conhecem essa que mudou a moda?


Olhe bem fundo para meus olhos. Mais fundo ainda. Eles me traem? Eu queria apenas que quando a cortina fosse cerrada, as ilusões não fugissem. Mas, todos corremos atrás e nos cansamos. As ilusões? Onde estão? atrás das cortinas ou no porão dos nossos sonhos?  Onde estão nossos sonhos?



Quando menina tinha uma vizinha que morava numa casa. Tínhamos vários sonhos e confabulávamos por horas. Queríamos apenas ingressar naquele mundo das mulheres...


Meninas ou moças? Ainda não sabíamos. Por vezes subíamos em árvores, noutras nos dependurámos no sótão a contar segredos. Eu a amava. Calma, calma. Ela era diferente. Apressadinha, magrinha e divertida.


Tínhamos muita curiosidade. Principalmente a sexual que ninguém nos falava de quando seríamos mulheres. Procuramos em livros e em dicionários o mistério de ser mulher. Naquela época era tudo diferente. As coisas não eram faladas. Caladas... E, insuportáveis...


Eu também tinha amigas de infância que juntas aprendemos a crescer. Mas, um dia, um belo dia, resolvi ingenuamente para a maior delas, ou melhor, para a que eu achava a minha melhor amiga contar que aquela que subia em árvores pegou um vidro de mercúrio cromo e inundou um modess para a mãe informar que: Agora sou Mulher...


Vocês sabem qual nossa idade? 10 anos. (Imediatamente minha mãe ficou sabendo do ocorrido e me proibiu de procurar aquela que eu tanto admirava.- achava que ela vivia no mundo da fantasia).  Passei minha vida envergonhada de ter guardado isto no meu sótão. Mas, agora divido com vocês...


Preciso dizer bem baixinho para ela que nós vencemos. Cada uma da sua maneira.Somos apenas Mulheres e exercemos muito  bem nossa sexualidade, lutamos, trabalhamos, temos filhos e netos e ainda temos sonhos..

O nome dela? Enveredou pela moda, seu mundo de  fantasia veste  personagens tornando-os reais   e eu no mundo da  psicologia dispo personagens reais, retiro disfarces e roupagens que não mais lhes servem.

Preciso encontrá-la e falar tudo isto. Será que vocês podem me ajudar? Se subirmos em árvores e gritarmos conseguiremos? Ou que tal irmos para algum sótão?