sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=yeCjAJepywA



Como primeira  postagem do ano colocarei um resumo de uma história Sufi que nos introduz a pensarmos sobre nossa jornada.


Fátima a Fiandeira.

Uma jovem chamada Fátima, filha de um próspero flandeiro viajou a negócios com seu pai. Quando se dirigiam para Creta o barco naufragou. Sei pai morreu e ela deparou-se numa praia perto de Alexandria.

Vagando pela praia uma família de tecelões a encontrou. Eram pobres, mas cuidaram dela e ensinaram seu ofício. Durante dois anos assim viveu feliz. No entanto, um dia estando na praia um bando de mercadores de escravos a raptou. Levaram-na para Istambul e a venderam como escrava. Pela segunda vez seu mundo ruiu.

Um homem apareceu para comprá-la para livrá-la de ser escrava. Sua intenção era fazê-la criada de sua esposa. Mas, ao chegar em sua casa soube que perdera todo o dinheiro de um carregamento roubado pelos piratas. Assim tiveram que fabricar mastros. Fátima mais uma vez aprende este ofício.

Ume belo dia ele pede que Fátima vá a Java para vender os mastros com lucro. Quando o navio estava na costa chinesa um tufão o faz naufragar. Fátima chorou amargamente e pensou: Por que será? Por que devo passar por tudo isto?

Não obtendo respostas levanta-se. Naquela época existia uma lenda que uma moça chegaria e faria tendas para o Imperador. Na frente deste quando questionada se saberia fazer tendas, respondeu que achava que sim. Pediu cordas, mas não tinham. Lembrando-se dos seus tempos de fiandeira pediu linho e fez as cordas. Pediu um tecido resistente, mas não tinham. Resolveu tecer um tecido forte. Percebeu que precisava estacas e eles também não tinham. Fabricou estacas firmes. Desta maneira uma tenda foi construída.

Quando a tenda foi mostrada ao Imperador ele ficou maravilhado e disse que cumpriria qualquer desejo dela. Ela escolheu se casar com um belo homem e compreendeu que o que em cada ocasião lhe tinha parecido ser uma experiência desagradável terminou sendo parte essencial para a sua felicidade.